Com 200 policiais por dia, operação Papai Noel é lançada em todo o estado - DoAmapá.com Com 200 policiais por dia, operação Papai Noel é lançada em todo o estado - DoAmapá.com

Com 200 policiais por dia, operação Papai Noel é lançada em todo o estado



A operação vai até janeiro de 2020 e contará ainda, na capital, com apoio de cerca de 30 homens da guarda municipal.

Por Valdeí Balieiro

Com a intenção de coibir crimes durante as festas de fim de ano, órgãos de segurança pública lançaram, na manhã desta sexta-feira (29), a operação “Papai Noel”. Serão cerca de 200 policiais militares por dia atuando em todo o estado. Macapá contará ainda com apoio de 30 agentes da guarda municipal.

O policiamento atuará nos centros comerciais. (Foto: Doamapá.com)

De acordo com o comandante-geral da Policia Militar, Coronel Paulo Matias, a cada ano a PM vem melhorando a atuação nessa operação para que o amapaense possa realizar suas compras em segurança nos centros comerciais das cidades.

Comandante-geral da PM, Coronel Paulo Matias. (Foto: Doamapa.com)

“A Polícia Militar vai se planejando, preparando-se para que, a cada ano que passa, atuar melhor nesse evento para que as pessoas, que virão aos centros comerciais, possam ter a maior segurança possível e nós complicarmos a ação de indivíduos em ações delituosas”, disse cel. Paulo Matias.

Os agentes de segurança pública atuarão nas modalidades a pé, bicicleta, moto e viatura. Aproximadamente 70% do policiamento ficará na capital, onde circulam o maior número de pessoas. Duas viaturas estarão, de forma exclusivas, realizando diligências do centro até o bairro Araxá, em policiamento ostensivo preventivo, além do reforço já designado.

Policiamento motorizado do Bope. (Foto: Doamapa.com)

Para o comandante da PM, as abordagens acontecerão conforme forem notados situações suspeitas, mas o cidadão amapaenses e lojista ainda poderá contribuir ligando para o 190 ou acionando o policiamento nas proximidades.

Viaturas da guarda municipal de Macapá. (Foto: Doamapa.com)

“A operação é preventiva ostensiva, então, o policial com a sua expertise, quando ele vê algo suspeito, vai lá e aborda, seja veículo ou pessoa. Não havendo nada, irá informar que estamos em operação e deixará à disposição do cidadão o trabalho da polícia. O apoio da comunidade é fundamental. O lojista também pode nos ajudar ao observar algo suspeito e ligar para o 190 ou chamando qualquer policial nas proximidades”, finalizou o coronel Paulo Matias.

Para aumentar o efetivo da operação e não comprometer o serviço ordinário, policiais que trabalham no administrativo de todas as unidades também estão sendo colocados para atuar nas ruas.

Monitoramento por câmeras. (Foto: Doamapa.com)

Dois ônibus equipados com computadores estão monitorando o comércio no centro de Macapá. Câmeras espalhadas pela PM, ajudarão a identificar algum crime sendo cometido. O ônibus onde ficarão os policias militares atua na operação Papai Noel desde 2014.

Publicado em: 29/11/19


Compartilhe:

Deixe seu comentário