Davi solicita apoio do ministro do Desenvolvimento Regional para projeto da nova orla de Santana - DoAmapá.com Davi solicita apoio do ministro do Desenvolvimento Regional para projeto da nova orla de Santana - DoAmapá.com

Davi solicita apoio do ministro do Desenvolvimento Regional para projeto da nova orla de Santana



A ideia é implementar um projeto com durabilidade para 50 anos, com olhar para mobilidade, fluxo, atividades comerciais, turísticas e culturais.

Da Redação

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), foi recebido, na última quinta (31), pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília. Acompanhado de deputados federais, de técnicos e do gestor do município de Santana, Davi apresentou ao ministro o projeto de revitalização da área portuária do município, no Amapá.

De acordo com Davi Alcolumbre, há quase 20 anos a obra aguarda por execução e o encontro serviu para solicitar do ministro e sua equipe técnica de desenvolvimento regional e mobilidade uma revisão e melhoramento tecnológico da proposta inicial para que ela se adeque e assim e se torne uma nova proposta o mais rápido possível.

Parte do porto de Santana com vista para o terminal pesqueiro inaugurado, mas sem funcionamento. (Foto: Valdeí Balieiro/Arquivo 2017)

A intenção, segundo consta no projeto inicial, visa implementar a proposta junto ao ministério, para organizar o fluxo diário que corresponde a mais de 3 mil passageiros e cargas, abrir espaços para praças, ciclovias, áreas de descanso e lazer, estacionamentos, atividades comerciais, turísticas e culturais, com promoção do desenvolvimento econômico, social e turístico da região.

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, e os deputados federais, Acácio Favacho (Pros) e Leda Sadala (Avante) paticiparam do encontro. (Foto: Divulgação/Ascom Davi)

“Santana é o elo de integração entre os portos locais e regionais, com o rio Amazonas, no estado do Amapá. Há quase 20 anos, o sonho de estruturar o porto, construindo uma orla turística e um setor comercial ativo, está presente na vida das 120 mil pessoas que moram lá. Acreditamos que a revisão do projeto, em uma execução direta, será mais rápida e estamos dispostos a cumprir todas as regras necessárias para desburocratizar e darmos início a essa obra tão importante para o povo do meu estado”, pontuou Alcolumbre.

Concordando com o pedido do presidente do Congresso Nacional, o ministro Gustavo Canuto destacou ainda que a concretização da orla de Santana é um passo importante ao desenvolvimento do Amapá.

“Eu acho a ideia muito boa e vamos trabalhar nossas políticas de qualificação urbana para dar a ordem de serviço para essa proposta em curto prazo. Não tenho dúvidas de que vamos conseguir. Esse é o objetivo: tirar o sonho do papel e pensar no futuro desenvolvimento produtivo e regional do Amapá e da região de Santana”, finalizou o ministro.

Publicado em: 01/11/19


Compartilhe:

Deixe seu comentário